Index....

...Cloro Orgânico - ...Aplicações:
Águas estáticas >>
......Reservatórios, tanques, caixas e cisternas, etc......
Clique e saiba mais.
Águas dinâmicas >>.
......Estações de tratamento de água, esgoto industrial, etc.......

Purificação de água para consumo >>.
Clique e saiba mais.
Purificação de água para embarcações >>.
Clique e saiba mais.
 
Desinfecção de frutas, verduras e legumes >>.
Clique e saiba mais.
 
Desinfecção de Água engarrafada >>.

Chamamos genericamente de Cloro Orgânico a uma família química denominada Cloroisocianuratos. Dois importantes membros dessa classe de produtos são o Tricloroisocianúrico, com peso molecular 232,47 e o Dicloroisocianurato de sódio, com peso molecular 219,96. Estes produtos são normalmente apresentados em forma de pó e quando dissolvidos em água liberam altíssimas quantidades de cloro ativo. Assim sendo, são excelentes fontes de cloro com altas concentrações disponíveis para utilização em todo e qualquer processo que se deseja desinfetar, sanificar, limpar e alvejar sem os riscos tóxicos do cloro comum.


- O primeiro produto de cloro usado foi o gás cloro, que precisa ser acondicionado sob alta pressão em cilindros de aço, obviamente com enormes riscos durante o transporte e utilização.

- O segundo produto a ser fabricado foi o Hipoclorito de Sódio que só se obtém com um máximo de 10 a 12 % de concentração de cloro, sendo ainda muito instável em estoque.

- O terceiro produto foi o Hipoclorito de Cálcio, já obtido em forma de pó mas com um teor de insolúveis entre 5 a 8 %.

- A quarta geração de produtos foi a de cloros orgânicos, vindo suprir, exatamente, as deficiências dos três produtos antecedentes quanto à não formação de subprodutos, estabilidade, transporte, solubilidade, eficácia bactericida, segurança, etc...

.....Clique aqui e veja o quadro comparativo das 4 gerações de produtos à base de Cloro

Observação : Transcrevemos abaixo, conclusão de trabalho científico realizado na Universidade de Juiz de Fora, pelo Prof. Jorge Antônio Barros de Macedo, sobre Derivados Clorados de Origem Orgânica . ( jmacedo@fbio.ufjf.br )

“ O uso de derivados clorados de origem orgânica, principalmente o dicloroisocianurato de sódio, nos laticínios e mesmo no nosso dia a dia, no processo de desinfecção de água, equipamentos, utensílios, embalagens, ambientes, etc.., em função da praticidade no manuseio, medição, transporte e armazenamento; maior solubilidade, maior período de validade, dosagem mais precisa, menor risco químico (corrosividade), modernidade do produto (tecnologia, embalagem e ainda efervescentes) a não formação de subprodutos, que associadas às necessidades atuais indicam que é uma questão de tempo a sua utilização em todos os setores.
Pesquisa de opinião pública, realizada pela Data Kirsten, por solicitação da Bayer Saúde Ambiental, avaliou a preferência entre dois agentes descontaminantes usados para água de consumo, o hipoclorito de sódio e o dicloroisocianurato de sódio, os resultados obtidos confirmam nossa afirmação anterior, onde o grau de preferência pelo dicloroisocianurato de sódio alcançou 69,6 %, contra 23,9 % do hipoclorito de sódio, sendo que 6,5 % dos entrevistados eram indiferentes ( BAYER , 1999 ) “